sejavesto
3 min readMay 19, 2021

--

COMO SER MAIS SUSTENTÁVEL E SAUDÁVEL NA TUA COZINHA.

Em nossa live com Noadia Lobão (membro do Slow Food Brasil, consultora de nutrição do Green Nation, presidente internacional de nutrição especializada, diretora do Centro Brasileiro de apoio nutricional entre outros títulos), nos deu diversas dicas para termos uma alimentação mais saudável e sustentável.

Para Noadia, é preciso olhar e aproveitar integralmente os alimentos, principalmente aqueles ‘in natura’. Sementes e cascas são ricas em lipídios e, além de serem excelentes antioxidantes, também têm ação anti-inflamatória que contribuem para a redução do colesterol e possuem muitas fibras que auxiliam a obtermos saciedade e a melhorarmos a saúde de nossa microbiota. Já talhos e folhas são muitas vezes descartados apesar de terem até sete vezes mais nutrientes do que as partes do alimento convencionalmente usadas.

Abaixo destacamos aqui as principais dicas de Noadia:

CASCAS:

Casca de abacaxi: Pode ser higienizada para fazer um chá e após esse procedimento, ela ainda pode ser picada, desidratada no forno, triturada e transformada em farinha para ser adicionada a saladas, vitaminas e sucos, enriquecendo assim a alimentação com fibras e enzimas que contribuem para a digestão.

Casca de banana: Podemos realizar os mesmos procedimentos que citamos acima com a casca de abacaxi e adicionar a farinha obtida em bolos e pães: uma forma econômica de enriquecer os valores nutricionais de sua alimentação.

Casca de aipim: Várias receitas podem ser feitas com a casca de aipim. Dentre elas, destacamos: ‘bife’ vegano com casca de aipim, falso palmito, além de poder processá-la e usá-la para encorpar molhos e cremes. Como sempre, a criatividade é grande aliada para experimentar novos usos da casca em sua cozinha.

Casca e polpa de abóbora: Podemos higienizar e cozinhar bem a casca de abóbora no vapor até ficar bem macia, e então processá-la no liquidificador para obter um creme que pode ser usado em pães e bolos de abóbora.

SEMENTES:

Abóbora: As sementes de abóbora são ricas em fibras e minerais e contribuem no controle da hipertensão e na prevenção de diabetes. Quando higienizadas e assadas, elas podem ser adicionadas a saladas e lanches e, quando moídas, obtemos uma farinha que pode ser adicionada a diversos lanches como iogurte por exemplo.

TALOS E FOLHAS: São ricos em cálcio, fibras alimentares, potássio e vitamina C. As folhas contêm muitas proteínas e podem ser agregadas a molhos, caldos e sopas. Também, podemos picá-los e adicionar azeite e armazenar esta mistura na geladeira por até um mês. Para uma conservação mais prolongada, esta preparação pode ser congelada em fôrmas de gelo para ser utilizada quando necessário em diversas receitas adicionando sabor e nutrição à sua refeição.

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

Podemos reaproveitar o arroz que sobrou de uma refeição adicionando um pouco de água e preparar um creme de arroz ou massa para pizza. Por ser neutro, este ingrediente permite inúmeras possibilidades de uso. Já com a sobra do feijão, podemos adicionar um pouco de farinha e fazer um hambúrguer vegano.

Use a criatividade, aproveite e reaproveite integralmente os alimentos!

Clique aqui para assistir à live, e conhecer a Noadia e seu trabalho! Aproveite também para navegar nossas redes sociais.

--

--

sejavesto

#modasustentavel Roupas orgânicas e sustentáveis, produção local responsável e tingimento artesanal realizado com pigmentos naturais.